Glenn Doman

Glenn Doman, fundador dos Institutos

Glenn Doman fundou The Institutes for the Achievement of Human Potential (IAHP), o qual pais de todos os continentes vêm encontrando seus caminhos há mais de meio século. É difícil saber se Glenn e The Institutes são mais famosos por seu trabalho pioneiro com crianças com lesão cerebral ou por seu trabalho no desenvolvimento de estimulação precoce com crianças ditas “normais”.

glenn

Ele trabalhou intimamente com mais de vinte e cinco mil famílias nos últimos cinquenta anos e influenciou milhões de famílias através do livro “O que Fazer Pela sua Criança de Cérebro Lesado”, e a criação de uma série de livros e materiais – “Gentle Revolution”.

Glenn Doman viveu, estudou e trabalhou com crianças em mais de cem nações, desde as mais civilizadas até as mais primitivas. Ele conduziu expedições para estudar crianças primitivas com as indígenas do Xingú (Mato Grosso, Brasil), crianças bosquímanas do Deserto de Kalahari e crianças inuítes do Ártico. Ele também viajou para ver crianças nas principais cidades do mundo, de Joanesburgo a Moscou e de Londres a Tóquio.

Glenn Doman foi condecorado por George VI com a Cruz Militar Britânica por heroísmo em ação durante a Segunda Guerra Mundial. Ele recebeu a Distinguished Service Cross dos Estados Unidos por seu heroísmo extraordinário em combate, a Estrela de Prata por bravura contra um inimigo armado e a Estrela de Bronze por heroísmo em combate de curto alcance Ele foi condecorado pela grã-duquesa Charlotte por serviços prestados ao Ducado do Luxemburgo durante a Batalha do Bulge, conhecida também como a Batalha das Ardenas.

Além dessas honrarias, Glenn Doman foi condecorado, pelo governo brasileiro em 1966, com a Ordem dos Cavaleiros do Cruzeiro do Sul, por seus serviços para as crianças do mundo todo. Ele também recebeu a Medalha do Senado Italiano, bem como seus serviços com as crianças lhe renderam condecorações de diversas outras instituições e grupos de diferentes nações.

Seu trabalho principal continuou sempre sendo com crianças com lesão cerebral. Ele esteve cara-a-cara com “os melhores pais do mundo e as mais heróicas crianças”.

Ele afirmou que suas maiores riquezas eram as cartas que ele recebia das mães, contando-lhe a alegria que descobriram ao ensinar seus próprios filhos. Atualmente, cartas chegam das avós também, contando sobre os benefícios de uma vida inteira, que viram como resultado do uso de seus livros quando seus filhos eram jovens.